Laudo Técnico de Avaliação (LTA), saiba exatamente como funciona.
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Saiba exatamente como funciona o Laudo Técnico de Avaliação

Atualizado: 10 de mai. de 2023

O LTA, laudo técnico de avaliação, é o documento emitido pela vigilância sanitária que avalia os projetos de edificações de empresas que exercem atividades relacionadas à saúde classificadas como alto risco. O documento garante que a estrutura segue as normas das legislações municipais, estaduais e/ou federais englobando normas técnicas de base, como a acessibilidade, código de obras do município, o código de saúde e assim por diante, bem como as normas específicas de acordo com a atividade.


Quem faz o Laudo Técnico de Avaliação? Quais as atividades necessitam de LTA?

O Laudo deve ser elaborado por um engenheiro civil ou arquiteto, que irá se responsabilizar pelo projeto e deve ser assinado também pelo responsável legal do estabelecimento.

Algumas categorias de atividade que necessitam de aprovação prévia do LTA são:

  • Prestação de serviços coletivos e veterinários;

  • Produtos relacionados a saúde;

  • Prestadores de serviços de saúde;

  • Segmento de alimentação;

  • Atividades classificadas de alto risco.

Lista de cnaes que necessitam do Laudo Técnico de Avaliação:


O que deve ter no projeto arquitetônico?

Instalações, planta baixa, transversais, cortes longitudinais, matérias primas, produtos acabados e fluxo das atividades realizadas.


Qual é o prazo para emissão do LTA?

A Vigilância Sanitária define de acordo com cada município.


Qual é o objetivo do Laudo Técnico de Avaliação?

Padronizar as normas do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS) em todas edificações, garantindo a segurança dos estabelecimentos.


Como é feita a estrutura do laudo?

A estrutura do Laudo Técnico de Avaliação tem 3 processos:

Estrutura: materiais, layout, ambientação, circulação e os demais;

Segurança: limpeza do equipamento, hidráulica, prevenção contra incêndios, dedetização, instalação de energia, entre outros procedimentos;

Processos: fluxo, setorização, manual de boas práticas, procedimentos operacionais, e os demais.


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